Projetos de inovação para serem observados, excelência não pode ser negociada, tem que ser investida. Pensando em integrar o desenvolvimento dos projetos tecnológicos estratégicos do portfólio de Bio-Manguinhos (BM) (Vacinas, Biofármacos e Diagnósticos In Vitro), foi criado um espaço de inovação aberta para promover e estreitar o relacionamento entre as grandes empresas, investidores, capital de risco , fundos do governo.

O objetivo deste espaço é criar oportunidades e dar visibilidade a esses novos projetos tecnológicos em desenvolvimento por Bio-Manguinhos, que se tornem produtos estratégicos para o Ministro da Saúde e a sociedade brasileira.

Para acessar os cinco projetos de Bio-Manguinhos, consulte os links abaixo com o conteúdo audiovisual resumido de cada área específica (plataforma de vacinas - Vacina autoamplificadora de mRNA para imunoterapias antitumorais e Desenvolvimento de lipossomas portadores de RNA interferente para tratamento do câncer de mama) / biológico (Pembrolizumab) e diagnóstico (Teste rápido de antígeno para SARS-CoV-2 e variantes dos testes moleculares SARS-CoV-2).

Caso tenha interesse, não hesite em entrar em contato com o pesquisador (direto no link) ou com a área de Desenvolvimento de Negócios para entender melhor o projeto.

 

  • Desenvolvimento de pembrolizumabe biossimilar em plataforma vegetal
    Anna Erika Vieira de Araujo | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

As recentes terapias para o câncer demonstram um importante ponto de inovação biotecnológica. O tratamento com pembrolizumabe representa um grande gasto para os sistemas públicos de saúde do Brasil e Canadá, justificando a cooperação para o desenvolvimento de um biossimilar, aumentando a acessibilidade dos pacientes a este importante medicamento por um custo menor. As partes envolvidas representadas pela Fiocruz, por meio de Bio-Manguinhos, PlantForm e PlantPraxis estão dispostas a colaborar na área de plataformas vegetais com o objetivo de aprimorar competências e treinamento no desenvolvimento e fabricação de medicamentos de baixo custo e alta qualidade a partir desta plataforma. Diante disso, estamos em busca de investimentos e colaborações que possam alavancar e transformar nossas expertises e ideias em inovação de fato para o SUS.

 

  • Teste Molecular novas variantes
    Patrícia Alvarez Baptista | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A identificação de mutações no genoma do SARS-CoV2 despertou o interesse e a preocupação com o impacto das mutações virais. Nos últimos meses, foram identificadas e notificados no mundo diferentes variantes. A padronização e implementação de ensaios de custo baixo, execução viável e rápida em território nacional permitirão a vigilância ativa e diagnóstica para a avaliação das consequências clinicas e epidemiológicas da circulação destas variantes nas populações vulneráveis à infecção

 

  • Testes Rápidos para detecção de antígenos
    Rafael Alexandrino dos Santos Macedo | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O teste rápido que detecta a presença de antígeno é extremamente útil na fase aguda da doença, identificando o indivíduo com potencial de transmissão e servindo de apoio ao diagnóstico por PCR.

 

Tratamentos existentes são muito invasivos e apresentam inúmeros efeitos adversos. Nesse sentido, nosso objetivo é desenvolver um produto que bloqueie o crescimento tumoral e direcione a terapia apenas para células tumorais evitando os efeitos adversos das terapias do câncer.

 

Nosso produto é baseado em uma tecnologia inovadora para identificação de antígenos tumorais (neoantígenos) que tem a vantagem de ser 10 x mais barata do que a que vem sendo aplicada na atualidade, tornando nosso tratamento mais acessível ao SUS. Além disto, estes antígenos irão compor uma formulação de RNAm autoreplicativo encapsulado em nanopartículas, em uma plataforma totalmente desenvolvida pela nossa equipe. É uma tecnologia 100% nacional e que poderá ser aplicada para outras vacinas, tanto preventivas quanto terapêuticas;