Graduada em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (1986).
Mestrado em Farmacologia Básica e Clínica pelo Departamento de Farmacologia Básica e Clínica do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991).
Doutorado em Imunologia pelo Instituto de Microbiologia Prof. Paulo Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007).
Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, avaliação físico-química e imunológica de vacinas conjugadas, ensaios animais, obtenção e análise de antígenos de Neisseria meningitidis, Haemophilus influenzae e Streptococcus pneumoniae com potencial vacinal.
A colaboradora é tecnologista sênior do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) desde 1998, onde gerencia o projeto estratégico de desenvolvimento autóctone da vacina meningocócica C conjugada e é líder da Iniciativa de Fortalecimento e ampliação da plataforma de conjugação (vacinas, biofármacos e reativos). A vacina desenvolvida já foi escalonada para obtenção de lotes industriais e submetida a vários estudos clínicos de Fase I, II e II/III em adultos e crianças, tendo apresentado excelentes resultados de segurança e imunogenicidade. Atualmente estão sendo produzidos lotes de consistência da vacina antes da solicitação do registro da vacina.