O V Seminário Anual Científico e Tecnológico de Bio-Manguinhos foi planejado para ser um hub para cientistas, empreendedores e empresas de biotecnologia para acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras para a saúde da população.
Confira os destaques do V Seminário Anual Científico e Tecnológico de Bio-Manguinhos.
Faça o download dos anais desta edição do evento.
O V Seminário Científico e Tecnológico de Bio-Manguinhos aconteceu nos dias 2, 3 e 4 de maio de 2017, no auditório do Novo Almoxarifado e Prédio Administrativo de Bio-Manguinhos (NAPA), localizado na sede da Fiocruz – um lugar lindo, muito arborizado, cheio de ciência e cultura.
O público alvo foram pesquisadores, profissionais da área e estudantes de pós-graduação e a participação foi aberta e gratuita.
Neste evento aconteceram workshops e debates com temas atuais e de grande interesse na área de imunobiológicos. Ao todo foram aceitos 60 trabalhos científicos, cujos pôsteres foram exibidos durante os três dias de evento.
O seminário contou com a presença de dois convidados internacionais. Scott Halstead, professor adjunto do Departamento de Medicina da Universidade de Health Science – Bethesda, ministrou as palestras “Febre Amarela17d – O milagre na Rua 66” e “Proteção imunológica contra infecção por dengue – Desempenho da Vacina”. Larry Anderson, professor e presidente do Departamento de Doenças Infecciosas da Pediatria do Emory – Children’s Center, abordou o tema “Perspectivas de novas vacinas para doenças respiratórias”
Neste evento também aconteceu uma exposição de pôsteres de trabalhos científicos nas áreas de Vacinas, Biofármacos, Reativos para Diagnóstico e Gestão na área de imunobiológicos. Os resumos foram publicados nos Anais do Evento e houve premiação dos melhores trabalhos.
Logo antes da abertura do evento, foram realizados 4 workshops com especialistas para discussão de temas fundamentais para a saúde pública no brasil.
Veja os temas dos workshops e baixe seus relatórios finais abaixo:
Workshop 1: Desafios para a detecção e diagnóstico diferencial precoce de infecção por arbovírus
Baixe o relatório do Workshop 1
Workshop 2: Como fazer frente aos novos desafios das doenças raras e graves?
Baixe o relatório do Workshop 2
Workshop 3: Desafios para a implementação do diagnóstico molecular para melhorar a eficácia do tratamento dos pacientes com câncer
Baixe o relatório do Workshop 3
Workshop 4: Desafios para acelerar o lançamento de produtos biofarmacêuticos no Brasil
Baixe o relatório do Workshop 4