Workshop prepara possíveis autores para submissão de trabalhos científicos no 8th ISI
Nos dias 22 e 23 de janeiro, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) realizou, no auditório do Centro Administrativo Vinícius Fonseca (CAVIF), o Workshop sobre submissão de pôsteres. O encontro foi um evento preparatório para o 8th International Symposium on Immunobiologicals (ISI), simpósio internacional, organizado por Bio-Manguinhos a fim de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro.
Ministrado por Daniel Pacheco, pesquisador do Grupo de Pesquisa em Modelagem para Aprendizagem (GMAP/UniSinos), o evento teve como objetivo preparar pesquisadores e possíveis autores para a jornada de confecção e submissão de resumos científicos e pôsteres de trabalhos para a 8ª edição do ISI.
Aberto ao público de forma livre, o primeiro dia de encontro discutiu as razões e importância da submissão de trabalhos no ISI e os principais elementos de um resumo científico de qualidade, além de identificar as principais questões que podem surgir para a submissão desses materiais. A parte da tarde contou ainda com dinâmicas de construção e revisão coletivas de um resumo.
No segundo dia, foi oferecida a mentoria individual com Daniel Pacheco para participantes previamente agendados, a fim de sanar dúvidas e orientar melhores direções para resumos já elaborados por eles.
“O ISI é um evento que tem como objetivo compartilhar conhecimento de ponta na área dos imunobiológicos e fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro. Por outro lado, além de dar visibilidade à produção científica nacional, buscamos incentivar a participação, oferecendo um espaço para todos os colaboradores de Bio-Manguinhos para interação com colegas e outros pesquisadores, a troca de informações, a valorização e visibilidade dos seus trabalhos. O evento preparatório buscou aperfeiçoar o processo de confecção de resumos para que este seja o melhor possível para os autores que submeterão seus trabalhos no simpósio”, explica Akira Homma, assessor científico sênior de Bio-Manguinhos e idealizador do ISI.
Texto: Thais Christ
Imagem: Bernardo Portella