Gabriel Fernandes é biólogo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutor em Bioinformática pela mesma instituição, com período de pesquisa no European Molecular Biology Laboratory (EMBL) em Heidelberg, Alemanha, sob a orientação do Dr. Peer Bork.
Suas principais linhas de pesquisa incluem o estudo de microbiomas intestinais, vigilância genômica de agentes infecciosos e o uso de inteligência artificial e aprendizado de máquina para identificação de marcadores biológicos e modelos preditivos.
Recentemente, integrou o Centro Técnico de Pesquisas em Vacinas para incorporar tecnologias de dados ômicos no monitoramento da eficácia de imunobiológicos.
Atualmente é Pesquisador em Saúde Pública no Instituto René Rachou, Fiocruz Minas, onde coordena projetos que integram genômica, metagenômica e ciência de dados para aplicações em saúde pública e membro de programas de pós-graduação em Bioinformática da UFMG e Ciências da Saúde da Fiocruz, além de colaborar com diversas instituições nacionais e internacionais.