Leda Castilho possui graduação e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Engenharia Bioquímica pelo German Research Centre for Biotechnology (GBF) e Technical University of Braunschweig, Alemanha.
Tem experiência na área de Engenharia Bioquímica e Biotecnologia Farmacêutica, atuando principalmente nas áreas de clonagem e expressão de proteínas em células de mamíferos, cultivo de células animais e purificação de biomoléculas, com ênfase no desenvolvimento de tecnologias avançadas para a produção de biofármacos, insumos para testes diagnóstico e vacinas.
Atuou como pesquisadora visitante na University of Bielefeld (Alemanha) e no Vaccine Research Center (VRC) do National Institutes of Health (NIH, EUA). Foi Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Coordenou o Comitê Técnico Nacional de Biofármacos instituído pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) no âmbito do projeto ATS.
Atualmente é Professora Titular da UFRJ, lotada no Programa de Engenharia Química da COPPE, onde coordena o Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (LECC). É docente permanente também do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica do IQ/UFRJ.