Margareth Dalcomo é doutora em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo. Já foi presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, membro de Comissões Científicas das Sociedades Brasileiras de Pneumologia e de Infectologia e ex-coordenadora da Câmara Técnica de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro.
Tem mais de 130 artigos científicos publicados nacional e internacionalmente. Recebeu homenagens ao longo do período: Mulher do Ano pela Revista ELA de O Globo; Personalidade do Ano pela Arquidiocese do Rio de Janeiro; Prêmio Dra. Nise da Silveira pela Prefeitura do Rio de Janeiro; 20 Mulheres Influentes da Revista Forbes; Personalidade do Ano pelo sistema O Globo; Prêmio EMERJ de Direitos Humanos; Chevalier da Legião de Honra pelo Governo da França.
Atualmente é pesquisadora sênior da Fundação Oswaldo Cruz / FIOCRUZ e membro do Steering Committee do Grupo denominado RESIST TB, da Boston Medical School, Estados Unidos, da REDE TB de Pesquisa em Tuberculose. Integra também o Grupo de Peritos para aprovação de medicamentos essenciais da Organização Mundial da Saúde (Expert Group for Essential Medicines List). Membro do Regional Advisory Committee do Banco Mundial para projetos de saúde na África Subsaariana em Tuberculose e doenças respiratórias ocupacionais. Docente da Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É colunista semanal do jornal O Globo em Hora da Ciência e desde o início da pandemia da Covid19 atua como comunicadora da ciência em órgãos de imprensa, com mais de 600 intervenções e entrevistas.