Que tal aproveitar a sua participação na programação do 8th International Symposium on Immunobiologicals para conhecer o campus da Fiocruz?
Nesta visita guiada você irá conhecer o Complexo Tecnológico de Vacinas (CTV), onde são produzidos os imunobiológicos de Bio-Manguinhos, e o Castelo Mourisco, símbolo da Fiocruz.
Para participar, basta se inscrever no link abaixo!
Data: 7 de maio de 2024
O CTV concentra os grandes centros de produção e processamento final de vacinas, biofármacos e kits para diagnóstico, assim como áreas de apoio a essa cadeia produtiva, como controle e garantia da qualidade. Dentro do complexo estão os centros de Produção de Antígenos Bacterianos e Virais (CPAB e CPAV), o Centro de Processamento Final (CPFI), o prédio dedicado à vacina rotavírus e o Laboratório Físico-Químico, além do Centro Henrique Penna, onde é produzido o IFA da vacina COVID-19 (recombinante).
O edifício de inspiração mudéjar foi idealizado pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz para tornar-se o palácio das ciências e da saúde pública no Brasil.
O projeto e a construção ficaram a cargo do arquiteto e engenheiro português Luiz de Moraes Júnior, mas tudo partiu de um croqui do próprio Oswaldo Cruz, que havia conhecido algumas construções mouriscas europeias no período em que estudou no Instituto Pasteur, em Paris. Além da admiração pelo estilo arquitetônico, ele teria sido movido por pelo menos mais duas razões: compreender e divulgar a influência hispano-muçulmana no Brasil e ressaltar a importância da medicina árabe.